A morte é inevitável

Morreu no último dia 19 de setembro, aos 106 anos, o austríaco Marko Feingold, o sobrevivente mais velho dos campos de extermínio nazistas. Ele conseguiu escapar de quatro campos de concentração e, apesar da idade avançada, sempre participava de conferências e realizava palestras sobre o nazifascismo.

Nascido em 28 de maio de 1913, o austro-húngaro foi deportado para Auschwitz (Polônia) em 1940, após ser preso em Praga (antiga Tchecoslováquia). Lá, ele recebeu o número 11.996, mas logo depois foi levado para outros dois campos, em Dachau e Buchenwald (Alemanha). Nesse último trabalhou como pedreiro, atividade que lhe garantiu a sobrevivência.

Em maio de 1945 foi libertado pelas forças americanas e, tendo sido impedido de ir para a capital austríaca, Viena, ficou em Salzburgo (Áustria). Logo depois da guerra, Feingol conseguiu criar um caminho que serviu para 100 mil judeus emigrar para a Palestina através do território italiano.

Mesmo tendo escapado do extermínio em campos de concentração, sobrevivido a toda segunda guerra mundial e ser veículo de benção para milhares de judeus, Marko Feingold, aos 106 anos, se encontrou com o inevitável: a morte.

A morte, como a conhecemos, é a “cessação definitiva da vida”, que acontece quando o corpo humano, como organismo, para de funcionar. Entretanto, a Bíblia se refere a dois tipos de morte: a morte física, que acontece com todas as pessoas quando param de viver e a morte espiritual, quando a pessoa não mantêm um relacionamento com Deus na pessoa do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Para a morte física, apesar dos avanços da medicina, com suas técnicas de prolongamento de vida, não há solução. Já para a morte espiritual a solução vem de Deus em Cristo Jesus que declarou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá” e “eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão...” – Evangelho de João 10:10; 11:25 e 10:28. Portanto, as questões a seguir precisam de respostas positivas: Você tem vida em Cristo Jesus?... Essa vida é abundante?... E após a morte você viverá eternamente com Deus?

Publicado em 05/10/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.