Escrevendo Sobre: Aniversário de Bragança

Hoje, 15, é o aniversário da cidade. Bragança Paulista comemora 255 anos de existência.

Com seus 255 anos a cidade traz marcas de seu passado: ruas estreitas, comércio e agências bancárias restritas a região central e um sentimento de dependência da capital. Mas, como uma cidade que avança para o futuro, algumas das marcas da modernidade são o Bragança Garden Shopping os novos loteamentos e inúmeros condomínios fechados que se espalham pela região urbana; as TVs, notadamente a Altiora; as diversas emissoras de rádio em AM e FM; os cursos técnicos e de nível superior oferecidos pela Universidade São Francisco (USF), Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Fundação de Apoio a Tecnologia (FATEC); o Hotel Villa Santo Agostinho e as indústrias e comércio cada vez mais fortes e competitivos.

Avançando para o “futuro” com um pé no passado, precisamos questionar se a cidade que sonhamos e desejamos está sendo construída. E mais, se somos participantes dessa construção. Se, como cidadãos, conhecemos nossos direitos e deveres, e fazemos prevalecer os direitos enquanto cumprimos nossos deveres.

O cristão, como cidadão, deveria lembrar-se de que nada trouxemos a este mundo e nada levaremos dele, mas que somos responsáveis por ele. Assim, como cristãos, bragantinos de nascença ou adoção, somos responsáveis por nossa cidade.

O cristão deve lembrar-se de “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, conforme o Evangelho de Mateus 22:37 e 39, agindo com amor em cada ato em favor da sociedade. Também deve lembrar-se de orar pelas autoridades constituídas usando “a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens... e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.” – 1ª Epístola de Paulo a Timóteo 2:1 e 2.

A cidade que sonhamos, desejamos e que deixaremos como herança é a que estamos construindo com nossas ações diante de Deus.

Publicado em 15/12/2018 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.