Aniversário de Bragança

Amanhã, 15, Bragança Paulista faz aniversário. A cidade estará comemorando 256 anos de existência.

Conta à história que, em 15 de dezembro de 1763 Antonio Pires Pimentel mandou construir uma capela numa colina da Serra da Mantiqueira a margem do Ribeirão Canivete. Em torno dessa capela formou-se um povoado que em 13 de fevereiro de 1765, recebeu o nome de Distrito de Paz e Freguesia de Conceição do Jaguary. No ano de 1797 o distrito passou a chamar-se Vila Nova Bragança. Em 1856, como município, passou a chamar-se Bragança e em 1944 Bragança Paulista, para diferenciá-la de sua homônima no Estado do Pará.

Assim como muitas cidades antigas Bragança traz marcas de seu passado: ruas estreitas, comércio e agências bancárias restritas basicamente ao centro e um sentimento de dependência da capital. Como uma cidade que avança para o futuro, as marcas da modernidade são o Bragança Garden Shopping, os inúmeros “codomínios fechados” que se espalham pela região urbana e rural; a TV Altiora; as diversas emissoras de rádio em AM e FM; os cursos técnicos e de nível superior oferecidos pela USF (Universidade São Francisco), FESB (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Pta), FATEC (Fundação de apoio a tecnologia) e CEFET (Centro Federal de Educação Tecnologica); o Hotel Villa Santo Agostinho e as indústrias e comércio cada vez mais fortes e competitivos.

Avançando para o “futuro” com um pé no passado, precisamos questionar se a cidade que sonhamos e desejamos está sendo construída. E mais, se somos participantes dessa construção. Se, como cidadãos, conhecemos nossos direitos e deveres, e fazemos prevalecer os direitos enquanto cumprimos nossos deveres.

O cristão como cidadão, deveria lembrar-se de que nada trouxemos a este mundo e nada levaremos dele, mas que somos responsáveis por ele. Assim, como cristãos, bragantinos de nascença ou adoção, somos responsáveis por nossa cidade.

O cristão deve lembrar-se de “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, conforme o Evangelho de Mateus 22:37 e 39, agindo com amor em cada ato em favor da sociedade. Também deve lembrar-se de orar pelas autoridades constituídas usando “a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens... e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.” – 1ª Epístola de Paulo a Timóteo 2:1 e 2.

A cidade que sonhamos e desejamos é a que estamos construindo com nossas ações diante de Deus.

Publicado em 14/12/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.