Escrevendo Sobre: Ansiedade

Certamente, em algum dia de sua vida você já deve ter usado a expressão “estou ansioso”. Estou ansioso para ver a cara dele... Estou ansioso por voltar para casa... Estou ansioso para me tornar maior de idade... me formar... casar... ter filhos... etc.

Dentro do contexto apresentado a ansiedade nada mais é do que a expectativa por algo que vai acontecer; aparentemente uma expectativa sadia. Entretanto, a definição que encontramos no Dicionário Aurélio – Século XXI é a seguinte: Sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente, e a que se agregam fenômenos somáticos como taquicardia (aumento do número de batidas cardíacas), sudorese (suor excessivo), etc. Assim, a ansiedade passa a ter uma conotação ruim, onde quem está ansioso está na verdade preocupado, está com medo do que possa acontecer.

A ansiedade foi chamada de “o mal do Século XX”, e já está encravado como mal no Século XXI. Por isso, mais do que nunca, a humanidade foi tomada por doenças e distúrbios oriundos da ansiedade/estresse. Essas doenças são chamadas de doenças psicossomáticas (perturbações ou lesões orgânicas produzidas por influências psíquicas). Entre suas manifestações estão a irritabilidade, insônia, angustia, fadiga, falta de apetite, gastrite, dores nas costas, perda de peso, taquicardia, entre outros sintomas que podem levar a pessoa a depressão, esgotamento físico e/ou mental, ou até mesmo a um infarto.

Alguns dizem que a infelicidade também está associada a ansiedade. Assim, apesar de todo desenvolvimento da ciência e da medicina, o ser humano continua tendo suas muitas e frequentes crises existenciais. Isso se dá por causa da essência humana, já que o ser humano é um ser moral e espiritual, criado a imagem e semelhança de Deus. Por isso, sem estar resolvido com Deus, o Criador, o ser humano continuará mergulhado em crises que o mundo não pode resolver. E, toda vez que o ser humano tentar resolver suas “crises” sem a dependência de Deus, falhará.

Por isso, para se evitar a ansiedade e resolver as “crises”, é importante descansar em Deus. A Bíblia nos exorta com as seguintes palavras: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, apresentem seus pedidos a Deus, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” – Carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses 4:6 e 7.

Para encerrar, lembremo-nos das palavras de Sto. Agostinho: “Viemos de Deus e para ele fomos feitos e nossos corações só repousam tranquilos quando descansam em Deus!”

Volte-se para a companhia de Jesus Cristo! Encontre-se com Ele e vença a solidão!

Publicado em 26/01/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.