Escrevendo Sobre: Cansaço!

Atualizado: 21 de Fev de 2019

Como você se sente hoje? Está bem emocionalmente, fisicamente e espiritualmente?

Talvez você esteja se sentindo cansado. É fato que os sintomas do cansaço físico e mental são frequentes em nosso dia a dia, podendo até desencadear problemas de saúde.

Uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), realizada não muito tempo atrás, mostrou que 98% dos brasileiros andavam se sentindo cansados, e até exaustos, com sensação de moleza e sonolência durante o dia.

O cansaço é um sinal de que algo não anda bem com seu organismo. Por isso aquela vontade de largar tudo e não fazer mais nada; aquele desejo de parar e até desistir. Daí você se identifica com aquela música do grupo Roupa Nova: “Cansaço! Esse sentimento infinito tomou conta de mim de tal jeito. Eu procurarei definir: É preguiça, incapacidade de seguir... Cansaço! De tentar ocupar um novo espaço. Esse cansaço é físico e mental. Eu ando tão desanimado, que nada nesse mundo me arrasta além de mim; além desse bendito cansaço”.

Então... você está cansado. O que fazer? Se entregar ao cansaço e esse sentimento de desânimo? Não!...

Algumas dicas para vencer o cansaço envolvem mudanças de hábitos tais como: 1- Desligar as luzes em prol da qualidade do sono. O ideal é apagar todas as luzes e os gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis como os Smartphones). 2- Praticar um esporte que goste, pois, hormônios do prazer são liberados, relaxando a mente. 3- Evitar alimentos gordurosos já que aumentam a sensação de moleza e sonolência. 4- Evitar frituras pois dificultam a digestão e fazem com que os nutrientes que nos fornecem energia cheguem mais lentamente à corrente sanguínea. 5- Evitar doces, café e bebidas alcoólicas.

Mas, se o cansaço físico e o mental podem diminuir com as dicas acima, por outro lado o cansaço espiritual só pode ser resolvido diante de Deus. Jesus Cristo, o Deus filho, convida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... achareis descanso para as vossas almas”. Evangelho de Mateus 11:28 e 29.

Então, é preciso entregar a Cristo seu cansaço espiritual para obter vitória no dia a dia.

Josué, o líder israelita que começou a conquista da terra de Canaã para a nação de Israel, foi incentivado por Deus a ser forte e corajoso, confiar nas promessas do Pai, na certeza de que Deus faria o povo herdar a terra prometida. Josué foi incentivado a fazer tudo conforme o ensino da Palavra de Deus: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares... tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor Deus, é contigo por onde quer que andares.” - Josué 1:6 a 9.

A receita para vencer o cansaço espiritual e até o desânimo é confiar em Deus, através de Cristo Jesus, e na sua Palavra (a Bíblia). Confiar, nesse caso, é acatar a orientação e fazer como tal. Deus te abençoe!

Publicado em 02/02/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.