CULPA

Atualizado: 27 de Ago de 2019

Ao definir culpa pensa-se logo em responsabilidade por uma ação ou omissão que causou prejuízo, a si próprio ou a alguém. Ainda há outras definições: 1- Conduta negligente ou imprudente, com ou sem propósito de lesar, que trouxe dano ou ofensa. 2- Falta voluntária a uma obrigação, ou a um princípio ético. 3- Transgressão de preceito religioso; pecado. Então, de uma maneira geral, culpa é a condição moral ou legal que resulta da violação de uma lei moral, escrita, intuitiva ou espiritual.

Mas, é verdade também que ao definir culpa a maioria das pessoas fala de sentimento; algo relacionado com emoção. Assim, culpa envolve pesar, tristeza, desgosto, mágoa, etc.

De fato, a culpa ou sentimento de culpa pode levar a pessoa a entristecer-se, ficar amarga e desgostosa, magoada. O sentimento de culpa já foi, está sendo ou será partilhado por milhares de pessoas enquanto houver vida. Esse sentimento pode levar até a doença. São as chamadas doenças psicossomáticas (perturbações ou lesões orgânicas produzidas por influências psíquicas).

Muitos são os motivos que levam as pessoas a se sentirem culpadas. Os mais citados são: não satisfazer sexualmente o/a parceiro/a; fracassar como pai de família; não aproveitar a vida; sentir-se atraído/a por outra pessoa e infringir regras de sua religião, etc. Mas, o centro da questão é que o ser humano tem esse sentimento porque Deus o criou com conceitos morais e espirituais, e quando se quebra algum desses conceitos vem a culpa ou sentimento de culpa.

Porém, não é preciso conviver com o sentimento de culpa a vida toda; basta confessar ao Senhor a sua falta, seu pecado, para receber o perdão, pois “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”- 1ª Epístola de João 1:9. Obtendo o perdão também haverá a cura de suas emoções, sentimentos e até de sua doença.

Liberte-se da culpa: busque ao Senhor Jesus Cristo.

Publicado em 24/08/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.