DIA DOS NAMORADOS

Atualizado: 24 de Jun de 2019

Comemorou-se na última quarta-feira o “Dia dos Namorados”. A data foi criada em 1949 pelo publicitário João Agripino Dória, pai do governador paulista João Dória, quando ele dirigia a agência Standard Propaganda. A intenção era aumentar as vendas, no meio do ano, da loja de departamentos Clipper. O slogan da campanha publicitária era “não se esqueçam: amor com amor se paga”, para estimular a troca de presentes. O dia 12 foi escolhido por ser véspera do “Dia de Santo Antônio”, o santo casamenteiro.

História à parte escrevo, agora, um pouquinho sobre casamento. E, eu creio que o texto poderá ajudá-lo(a) em seu futuro casamento, se ainda está namorando ou casamento, se já se casou.

Dez verdades que todo casal precisa lembrar

1 – O casamento foi idealizado por Deus – Gênesis 2:21 a 24; 1:31 e Salmos 127:1. Foi Deus quem criou o casamento. E, assim como no passado, Deus deseja a união de homem com mulher.

2 – O casamento deve ser centralizado em Cristo – Carta aos Filipenses 2:3 a 8 e 1ª Coríntios 13:4 a 7. O casal busca solução para seus problemas olhando para Cristo (que amou ao ponto de se entregar). Como resultado o casal cresce na graça.

3– Deve haver gratidão pelo cônjuge, diante de Deus e das pessoas – Gênesis 2:18, 23 a 25. Deus arquitetou o casamento para suprir a necessidade de companheirismo e “cumplicidade”. Devemos agradecê-Lo por isso e não nos “envergonharmos” do cônjuge que temos (nem reclamar).

4– Casamento envolve altruísmo – Carta aos Filipenses 2:4 e 1ª Coríntios 13:5, e Evangelho de João 13:2 a 15. Pense no outro e exercite a humildade com seu cônjuge. Imite a Cristo, servindo.

5 – Amarás o seu cônjuge como a ti mesmo – Evangelho de Marcos 12:31 e Carta aos Romanos 13:8. Pare de olhar para suas necessidades e volte-se para as necessidades do seu cônjuge.

6– Tenha uma comunicação agradável. Fale de maneira edificante – Carta aos Efésios 4:29. As palavras ditas ao cônjuge devem ser agradáveis e construtivas.

7– Casamento envolve perdão. Você deve perdoar sempre as ofensas cometidas contra você e pedir perdão sempre que errar – Evangelho de Marcos 11:25 e Carta aos Romanos 12:18.

8 – Não evite conversar com seu cônjuge, mesmo assuntos difíceis – Carta aos Efésios 4:26. O posicionamento correto é conversar para resolver.

9 – Ouça seu cônjuge com atenção e não responda sem pensar – Provérbios 18:13. Deve haver disposição para conversar com o cônjuge, permitindo que ele fale até o fim sua opinião e/ou dê sua posição sobre a questão.

10 – Firme-se e viva por princípios bíblicos – 2ª Carta a Timóteo 3:36 e 17 e Salmos 119:105. Não ouça os conselheiros e conselheiras do programa “Encontro” ou qualquer outro. O que ensina, corrige e instrui o casal é a Palavra de Deus.

Lembre-se da 1ª verdade: O casamento foi idealizado por Deus. Se assim é, creia de todo o coração que, ainda que pareça difícil, o que vai trazer luz e orientação para as dificuldades e rotinas do seu casamento são as Escrituras.

Publicado em 15/06/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.