Doador de Sangue

Comemora-se na próxima segunda-feira, 25, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A comemoração se deve ao fato de no Brasil, há muitos anos, não existir o doador remunerado, o que fez com que melhorasse muito a qualidade do sangue doado. Entretanto, os “estoques” de sangue sempre estão no limite crítico na maioria dos Bancos de sangue. Daí a importância do incentivo à doação voluntária. Na Região Bragantina o “Banco de sangue” é o Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco, aberto de segunda a sexta-feira entre 7h30 e 13h, tel. 0800 773 7734.

Falando sobre sangue doado, sabemos que ele é normalmente separado em diferentes componentes. A saber: – Concentrado de Hemácias (células vermelhas) – são elas que carregam o oxigênio para os tecidos do corpo e retiram o CO2 (gás carbônico) – . São transfundidas geralmente para o tratamento de anemias. – Plaquetas: São importantes no processo de coagulação do sangue e no controle de alguns tipos de hemorragias. – Plasma Fresco Congelado: Utilizado para controlar alguns tipos de sangramento quando existem baixos níveis de alguns fatores de coagulação. – Crioprecipitado: Contém apenas alguns fatores de coagulação específicos e é extraído do plasma fresco.

Outros derivados do sangue incluem: Albumina, Imuno Globulinas e Concentrados de Fatores de Coagulação, que são produtos feitos por indústrias farmacêuticas.

A importância do sangue está no fato de desempenhar numerosas funções no organismo, tais como o transporte de gases respiratórios, participação em mecanismos de defesa e outros. Por isso a Bíblia, com toda a propriedade, afirma que “A vida da carne está no sangue” – Levítico 17:11. Essa mesma Bíblia também mostra que o sangue está relacionado à salvação da humanidade, em relação ao pecado, uma vez que “sem derramamento de sangue, não há remissão (perdão)" – Epístola aos Hebreus 9:22.

Mas, não é só isso. Quando olhamos alguns textos do Novo Testamento observamos que Jesus Cristo é apresentado como o “Cordeiro pascal, que foi sacrificado por nós” e “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (1ª Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios 5:7 e Evangelho de Apóstolo João 1:29).

Jesus Cristo, que é o “cordeiro sem defeito”, foi sacrificado e seu sangue vertido a favor de todo aquele que n’Ele crê. Sim, somente o sangue de Cristo Jesus é a solução para o pecado e corrupção deste mundo. É através do sangue de Jesus que a humanidade se reaproxima de Deus Pai, encontra perdão para seus pecados e paz para o coração – "sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" "no qual temos a nossa redenção pelo seu sangue, a remissão dos nossos delitos segundo a riqueza da sua graça"– Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos 5:9 e aos Efésios 1:7 .

É importante e necessária a doação de sangue, pois esta pode salvar vidas, assim como é imprescindível confiar no maior doador que o mundo já conheceu, Jesus Cristo, pois com seu sangue Ele salva e doa vida eterna a todo aquele que recebe o efeito desse sangue.

Publicado em 23/11/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.