• Rogério Ferreira Machado

Escrevendo Sobre: Solidão


Como definir Solidão?... Estando só, você quer falar e ser ouvido; quer partilhar suas opiniões com outra pessoa. Quer alguém que ouça suas observações e impressões sobre a vida e a morte, sobre o lhe agrada e lhe traz alegria, mas também quer falar de seu sofrimento, necessidades e frustrações. Nessas horas não ter alguém com quem compartilhar é angustiante.


Solidão não é só o “estado do que se encontra ou vive só”, em isolamento. É também a “situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade”. Por isso, é possível ser solitário mesmo em meio à multidão.


Você, que se sente só, precisa entender que a solidão não é um problema exclusivamente seu. A maior parte das pessoas sofre de solidão (ou tem relacionamentos virtuais). Talvez você seja um daqueles que sofre de solidão por não ter ninguém ao seu lado. Talvez esteja morando sozinho, longe da família. Mas, há aqueles que sofrem de solidão mesmo no meio da multidão e rodeado de pessoas. Essa é uma experiência comum ao ser humano. Rodeado por multidões, mas totalmente só.


A maioria das pessoas, em especial os jovens, busca bares, clubes e danceterias no intuito de fugir da solidão. Alguns buscam nas drogas a solução para seu problema de “ser só”, enquanto outros buscam outras formas como a internet e a televisão. Buscam escapes dessa angústia de se sentir jogado, sozinho no mundo. Mas, isso não precisa ser assim. Deus, revelado a nós em Cristo Jesus, é aquele que pode e quer andar ao seu lado.


Deixe-me citar dois versículos da Bíblia, no livro de Salmos, que expressam o relacionamento de solitários. No 68:6 lemos “Deus faz com que o solitário viva em família”. No Salmo mais conhecido da Bíblia, o 23, no versículo 4, encontramos o seguinte: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu (Deus) estás comigo”.


No relacionamento sério com Deus, na sua dependência, Ele é o pastor, você a ovelha. A ovelha é suprida, alimentada e dirigida pelo pastor. Deus, como pastor, está sempre ao lado de suas ovelhas, não as deixando sozinhas e ajuntando-as, fazendo com que essas vivam em família.


A companhia de Deus é a melhor das companhias. É a companhia fundamental e infalível. É a companhia que você precisa para vencer a solidão. Jesus Cristo, Deus a nós revelado, disse, no Evangelho de Mateus 28:20 “Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.


Volte-se para a companhia de Jesus Cristo! Encontre-se com Ele e vença a solidão!


Publicado em 19/01/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.


14 visualizações
Funcionamento da Secretaria:
2ª à 6ª das 13h às 17h
Telefone: (11)2277-3707
secretaria@boasnovasigrejabatista.com

Igreja Batista Boas Novas Bragança Paulista | Copyright© 2017 - Todos os direitos reservados