Escrevendo Sobre: SONHOS

Conforme o Dicionário Aurélio – Século XXI, sonho é a sequência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos e/ou idéias) que involuntariamente ocorrem durante o sono (período em que há a suspensão temporária da atividade perceptiva e motora voluntária). Assim, podemos afirmar que o sonho é o produto psíquico de nosso inconsciente quando o corpo está em repouso.

Sendo inconsciente não temos controle sobre o que sonhamos; não podendo escolher o que sonhar ou com quem sonhar. Mas, houve uma época em que Deus falava aos homens por sonhos: “Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos“ - Números 12:6.

Falando em sonhos, gosto de uma história da Bíblia a respeito de um jovem que sonhou que um dia seria o líder de sua família. Ele sonhou que todos se curvariam aos seus pés, inclusive seus pais. O nome desse jovem era José. Os seus sonhos vinham da parte do Senhor e ele, embora temente a Deus, não entendia como seus sonhos se tornariam realidade.

Entre os sonhos e a concretização deles, tornando-se realidade, José experimentou a desconfiança dos irmãos e pais. Depois da desconfiança veio a inveja e o ódio de seus irmãos, que tomaram a atitude de vendê-lo como escravo e dá-lo por “morto”.

Vendido a uma caravana de comerciantes, José foi para o Egito. Ali, por causa da mentira de uma mulher, foi preso. Depois de anos na prisão, ele decifrou os sonhos de faraó e foi colocado como governador do Egito. Sete anos depois, devido a fome em “todo o mundo”, sua família dobra-se diante dele suplicando pela vida e por alimento.

Os sonhos de José tornaram-se realidade e essa história pode ser lida em Gênesis a partir do capítulo 37.

Mas, há outro tipo de sonho que o Dicionário Aurélio – Século XXI define como: Desejo veemente; aspiração; ideia dominante perseguida com interesse e paixão. Nesse caso, é o indivíduo que corre atrás de seu sonho. Entretanto, cabe aqui uma pergunta: Seus sonhos (anseios e desejos) estão debaixo da vontade do Senhor Deus?

O apóstolo Paulo afirma na Epístola aos Romanos 12:2, que a vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita, e que ela será desejada e alcançada quando não nos conformarmos com o padrão espiritual, moral e cultural desse mundo em que vivemos. Em outras palavras, não nos moldando a este mundo, mas moldando-nos aos princípios da Palavra de Deus, andando conforme a vontade do Senhor. Assim, nossos sonhos se tornarão realidade, porque serão “sonhos” vindos da parte de Deus

Publicado em 13/07/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.