• Rogério Ferreira Machado

Escrevendo Sobre: Esperança



Certamente você conhece a expressão: A Esperança é a última que morre. Mas, o que é esperança?


Esperança é o “Ato de esperar o que se deseja. Fé, confiança. Desejar alguma coisa com expectativa de realização”. A esperança está sempre se erguendo nas pontas dos pés, sempre olhando para o futuro na expectativa de dias melhores.


Já foram feitos muitos estudos e pesquisas que comprovam que a esperança está estreitamente ligada à sobrevivência humana. A questão é: o que é preciso para manter a vida cheia de esperança? O que podemos fazer para evitar a desesperança?


Não é fácil manter-se esperançoso com as notícias que vão ao ar nos telejornais, notícias que circulam na internet e aquelas que vão de boca em boca. São informações de todas as partes do mundo e, muitas delas, de caráter catastrófico.


Há, entretanto, outros tipos de tragédias que temos que enfrentar: são nossas crises. Quando as crises chegam, precisamos decidir sem delonga o que fazer, já que a demora em agir pode causar um mal maior. É preciso agir depressa para sofreremos menos. Essas crises geralmente acontecem quando insistimos em dirigir nossas vidas à margem de Deus, vivendo por nossa própria conta. Daí os riscos, perigos e dificuldades que enfrentamos são bem maiores, já que as melhores intenções e tentativas podem falhar.


Apresento a vocês o livro de Lamentações de Jeremias, capítulo 3, versículos 21 a 26, onde encontramos a expressão: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.


E, o que pode nos dar esperança?

1- As misericórdias do Senhor, pois elas não têm fim e renovam-se a cada manhã (vs. 22, 23).

2- A fidelidade do Senhor, que é grande (v. 23).

3- A confiança na suficiência de Deus (v. 24).

4- O descansar da alma no Senhor (vs. 24 e 25).

5- O aguardar a ação do Senhor (v. 26).


O Deus Eterno, que se revelou a nós em Cristo Jesus, é a nossa única esperança em meio às “tragédias e crises”. Ele não é limitado ao tempo ou espaço, a intempérie climática, ao revés da economia ou da vida. Jesus Cristo é a nossa única esperança. Por isso, meu desejo é que “o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que você seja rico de esperança” e que você confie no Senhor “Lançando sobre Ele toda a ansiedade, porque é Ele que cuida de nós” – Epistola de Paulo aos Romanos 15:13 e 1ª Epistola de Pedro 5:7.



Publicado em 18/05/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.


1 visualização
Funcionamento da Secretaria:
2ª à 6ª das 13h às 17h
Telefone: (11)2277-3707
secretaria@boasnovasigrejabatista.com

Igreja Batista Boas Novas Bragança Paulista | Copyright© 2017 - Todos os direitos reservados