Escrevendo Sobre: FAMÍLIA

O mês de maio é celebrado em muitas igrejas cristãs como o mês da família. Como família entende-se a “Comunidade constituída por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial, e pelos filhos nascidos dessa união” ou o “Conjunto de todos os

parentes de uma pessoa...”, acrescentando-se então os avós, tios, primos, etc. (Dicionário Aurélio Século XXI e Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Sobre família é bom avaliaramos os dias em que vivemos. As notícias mostram jovens maltratando e até matando pais e avós, pais explorando seus filhos e enteados e abusando deles, mães e “familiares” fazendo filhos fumarem maconha e beber bebida alcoólica, e tantas outras coisas do gênero. Assim, creio que seria útil refletirmos um pouco sobre a instituição chamada família.

A família é uma instituição sagrada, um projeto divino. Ela é “a célula mater da sociedade”. A família é uma estrutura que funciona como um centro de terapia intensiva; lugar de ensino, afeto emocional e companheirismo. Ela combate a solidão e promove o equilíbrio espiritual, social e emocional. Ela promove a saúde.

O ponto de partida e o núcleo de treinamento de valores referencias, que nossa sociedade tem perdido, residem na convivência familiar. A família é o centro de troca afetiva que abastece seus membros de força e os leva a lutar, sonhar, esperar e amar. O afeto familiar é uma força que impulsiona para o caminho do bem.

Infelizmente, a família tem sido alvo de muitos ataques nos dias de hoje. Ataques externos que ferem frontalmente, e de forma crucial, seus valores construtivos e referenciais. Por isso, nós, cristãos, precisamos fortalecer nossas famílias. Não podemos desistir de lutar por elas. Não devemos economizar gestos afetuosos, de respeito e amor, para com nossos familiares. Não podemos, nem devemos, nos consumir pelos acontecimentos comuns e triviais que enfraquecem o amor e promovem relacionamentos frios, desgastados e distantes. O que precisamos é fortalecer nossa família diante do Senhor Jesus Cristo.

A Bíblia nos incentiva e nos lembra que “ Se o Senhor não edificar a casa (família), em vão trabalham os que a edificam... Inútil é levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente você adquiriu...” - Salmos 127:1 e 2. Isso quer dizer que trabalhar demais para suprir as necessidades familiares, sem a dependência de Deus, não é um bom negócio. Melhor é, na dependência de Deus, trabalhar o suficiente e ter tempo para os membros da família.

Edificar o lar, conforme a vontade revelada de Deus na Bíblia, é o investimento certo e garantido para mantermos as famílias sadias. Parafraseando um texto bíblico “Que proveito tem ao homem ganhar o mundo e perder sua família?”- Marcos 8:36

Publicado em 04/05/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.