• Rogério Ferreira Machado

Lembranças e memórias


Memória é a capacidade que o cérebro tem de reter e arquivar informações, ideias, impressões, experiências e conhecimentos adquiridos. Lembrança é o ato ou efeito de recordar-se daquilo que foi arquivado na memória.

Os neurocientistas dizem que a memória não está localizada em uma estrutura isolada no cérebro, mas que ela é um fenômeno biológico e psicológico que envolve uma complexa conexão de sistemas cerebrais. Esse sistema cerebral retém as informações e as divide em dois tipos principais de memória.

A primeira, de curto prazo, armazena por pouquíssimo tempo uns sete itens, tais como nomes e números de telefones. A segunda, de longo prazo, mantém assuntos de destaque ou dados que precisamos lembrar sempre. Na memória de longo prazo as lembranças ficam guardadas na chamada memória explícita, enquanto que a memória implícita é responsável por tarefas automáticas como ler, escrever ou mudar as marchas do carro sem pensar antes.

Para o neurofisiologista Luiz Eugênio Mello, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), “O cérebro guarda apenas fragmentos do que aconteceu e, na hora de montar o quebra-cabeça das lembranças, contam as emoções e a maneira como a pessoa percebeu o fato ocorrido. Quem tem memória é o computador. O que nós temos é uma vaga lembrança”.

Mas, do ponto de vista existencialista, a memória está relacionada com pensamentos, paixões, emoções e sentimentos que temos nas diversas fases de nossa vida. Assim, entende-se memória como sendo um arquivo de lembranças, experiências, fatos e gestos. A memória arquiva "tudo", quer seja bom ou ruim, agradável ou desagradável, construtivo ou destrutivo.

O ser humano está sempre recordando fatos de sua vida. Às vezes lembra daquilo que é bom, outras vezes não. Essas lembranças ora estimulam, ora desanimam, ora nos alegram, ora entristecem, ora trazem alívio, ora doem. Por isso, precisamos nos lembrar do que o Apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses e também das palavras do profeta Jeremias: "Finalmente irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" e "Quero trazer a memória o que me pode dar esperança" - Filipenses 4:8 e Lamentações 3:21.

Isso posto, quero incentivá-lo a não ficar remoendo e trazendo à lembrança o que te machuca, te magoa, te angustia, te deprime, te faz sofrer. Pense no amor que Deus tem por você, ao ponto de enviar Jesus Cristo para morrer na cruz para te salvar. Pense naquilo que pode te dar esperança. Pense naquele que é o verdadeiro e único Deus, Senhor e Salvador: Cristo Jesus. Ele cura as feridas e traumas, apaga as lembranças dolorosas e te dá a alegria de viver.


Publicado em 23/05/2020 no Gazeta Bragantina e GB Norte.


1 visualização
Funcionamento da Secretaria:
2ª à 6ª das 13h às 17h
Telefone: (11)2277-3707
secretaria@boasnovasigrejabatista.com

Igreja Batista Boas Novas Bragança Paulista | Copyright© 2017 - Todos os direitos reservados