Escrevendo Sobre: O MASSACRE EM SUZANO

A Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo, foi palco de um dos crimes mais brutais em escolas do País. Na manhã desta quarta-feira, 13, dois ex-alunos da escola, invadiram o local e atiraram contra os presentes. Cinco alunos do ensino médio e duas funcionárias da escola foram mortos a tiros. Os autores do massacre, Guilherme de 17 anos e Luiz Henrique de 25, usaram um revólver calibre 38, um arco e flecha, uma besta (artefato que dispara flechas), e um machadinho. Depois dos disparos Guilherme matou Luiz Henrique e em seguida se suicidou. Segundo a polícia os dois tinham um pacto segundo o qual cometeriam o crime e depois se suicidariam.

Além desses, ainda foi morto Jorge Antônio, tio de Guilherme, dono de uma locadora de automóvel onde os dois assassinos roubaram o carro usado para ir até a escola. Assim, o número total de mortos é 10, além de muitos alunos feridos, inclusive um atingido pelo machadinho.

Esse massacre lembra outro ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, em 2011, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, onde o atirador, Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, realizou mais de 100 disparos em duas salas no primeiro andar da escola, matando 10 meninas e 2 meninos com idades entre 12 e 14 anos, deixando também outros 12 alunos feridos.

Notícias como essas demonstram que, de fato, o ser humano com seu coração corrompido pelo pecado (conforme atesta a Bíblia em Jeremias 17:9), vivendo em um mundo caído e que está prostrado diante do maligno (conforme Primeira Epistola de João 5:19), “vai de mal à pior”. O ser humano vivendo independente de Deus não consegue ter paz, viver em paz e promover a paz. Por isso, Jesus Cristo que é o príncipe da paz (conforme Isaías 9:6) promove a paz. Ele afirma “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou... Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” “...creia em Deus, creia também em mim” - Evangelho de João 14:27 e 1.

Jesus Cristo nos chama para vivermos em paz com Deus experimentando a paz de Deus, conforme Epístola aos Romanos 5:1 e aos Filipenses 4:7 “Tendo sido, pois, justificados pela fé em Cristo Jesus, nosso Senhor, temos paz com Deus” “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

O ser humano em paz com Deus pode, então, ter paz, viver em paz e promover a paz. E, uma vez que se enquadre nessas condições, diante de Deus, será chamado de Bem-aventurado, conforme Evangelho de Mateus 5:9 “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”.

Publicado em 16/03/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.