Oração do Pai Nosso

A língua portuguesa define oração como sendo a reunião de palavras, dispostas segundo as regras gramaticais, com um sentido completo. Entretanto, há outra definição para oração que é: conversar com Deus.

Nesse sentido, a oração deveria fazer parte da vida cotidiana de cada um daqueles que se intitulam cristãos. A oração deveria ser objetiva e sincera, já que é uma conversa com Deus Todo Poderoso. Mas, devido ao corre-corre do dia a dia, desinteresse e a falta de tempo, sem falar da falta de convicção de que de fato Deus nos ouve, muitos de nós não têm separado tempo para orar; e quando oramos nossas orações parecem vazias, sem devoção e sem esperança. Assim, nossa relação com Deus vai se esfriando, se esvaindo, morrendo.

A oração é o alimento do espírito, é o que sustenta a alma. Quando não oramos, nosso relacionamento com Deus se esfria e passamos a fazer tudo com nossas próprias forças e a acreditar somente em nós mesmos na própria sina.

Deus precisa ser buscado diariamente. O profeta Jeremias, em seu livro, capítulo 29: 12 e 13, registrou o que Deus disse ao seu povo: "Vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração".

Já o Senhor Jesus Cristo, Deus encarnado, nos ensinou a orar da seguinte foram: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” - Evangelho de Mateus 6:9 a 13.

Essa oração é conhecida como a "Oração do Pai Nosso". Como modelo, ela nos ensina a reconhecer Deus como o Santo, Senhor e Pai e a pedir por questões que envolvem nossas vidas, questões sociais, morais, emocionais, materiais e espirituais.

A “Oração do Pai Nosso” é conhecida de muitos. E, talvez, você conheça essa oração. Mas, aqui vai uma pergunta a você que faz essa oração: Você conhece Deus Pai e é reconhecido por Ele como filho? E mais, você ora, conforme o modelo, pedindo livramento, que a vontade de Deus prevaleça sobre a sua e por provisão diária? Ora para ser uma pessoa compreensiva e perdoadora?

A oração como alimento do espírito, deve ser diária e constante. Deus garante: "Vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" - profeta Jeremias 29:12 e 13.

Publicado em 04/01/2020 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.