Os avanços contra a covid-19

Desde que surgiram os primeiros casos de covid-19 (coronavírus) no Brasil as pessoas começaram a perguntar sobre o tratamento e cura dessa doença, antes distante de nós. Aqui em nosso país, e no mundo em geral, diversas entidades e cientistas buscam formas de tratamento, remédios e vacinas que ajudem a conter os sintomas, traga a cura ou imunização. Ainda não há um remédio específico para conter os sintomas da covid-19, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 200 medicamentos, que já são usados para doenças virais, vêm sendo testados mundo à fora. Enquanto isso, aqui no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está coordenando um estudo clínico que acontece em 12 estados. A intenção é testar a eficácia de alguns tratamentos para a covid-19. O estudo é somente com pacientes hospitalizados. Nesses testes, com cerca de 1.200 pacientes, são utilizadas as seguintes drogas: Remdesivir; Lopinavir + ritonavir; Cloroquina; Hidroxicloroquina e Lopinavir com ritonavir e interferon 1A. Os pesquisadores brasileiros “apostam” em uma respostas segura e eficaz da Hidroxicloroquina. A verdade que se apresenta diante de nós é que as pessoas estão assustadas diante dessa pandemia, quarentena, isolamento e mortes. As pessoas não querem morrer ou estão com medo da morte. Uns acham que viveram pouco e que precisam viver mais, outros acham que se tivessem oportunidade fariam melhor aquilo que pretendiam ter feito ou fariam diferente, por isso querem viver mais. Entretanto, a Bíblia afirma que todos os dias do homem já estão contados e pertencem a Deus e que Deus sabe até quantos fios de cabelo o homem tem: “no teu livro foram escritos todos os meus dias” “E quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados” – Salmo 139:16 e Evangelho de Mateus 10:30. Portanto, a ciência pode avançar, e ainda avançará muito mais, mas até o limite da vontade de Deus. A medicina poderá encontrar a cura e imunização para a covid-19 e até dar longevidade ao homem, mas não poderá torná-lo imortal nem eterno, pois isso pertence somente a Deus. E, somente aquele que crê um Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador poderá experimentar a vida eterna, pois Jesus Cristo disse: “Quem crê em mim, ainda que morra viverá” - Evangelho de João 11:25.

Publicado em 04/04/2020 no Gazeta Bragantina e GB Norte.