Primavera

Chegou a Primavera!... Ela começa na próxima segunda-feira, dia 23, às 4h50min, e a previsão é que a estação chegue com temperaturas acima da média climatológica, entre 1°C a 1,5°C, e poucas chuvas na maior parte do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

É durante a Primavera que o Sol cessa de afastar-se do equador, passando pela sua maior declinação boreal (ao norte) ou austral (ao sul), fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. É na Primavera que o clima torna-se mais quente e úmido, condição propícia para a florada das plantas, daí ser chamada de a “estação das flores”.

Algumas pessoas acreditam que a Primavera é uma boa época para se começar um namoro e outras para se casarem. E, ainda, outras para realizar o sonho de ter filhos.

Mas, pensando na “estação das flores”, apesar de podermos ver e sentir, de forma mais abrangente, a riqueza de cores, formas e perfumes que o Senhor Deus criou, ainda assim não entendemos por completo como Deus sustenta tudo debaixo de Seu poder.

Contemplando atentamente a ordem da Terra, do sistema solar e do universo estelar, cientistas e estudiosos concluíram que Deus tem, de fato, tudo sob controle, uma vez que não deixou nada ao acaso. Exemplo disso são as informações seguintes.

A Terra tem uma inclinação de 23 graus e é ela que produz as estações do ano. Não fosse essa exata inclinação, os vapores dos oceanos se movimentariam para norte e sul, cobrindo os continentes de gelo.

Se a Lua não estivesse a 320 mil quilômetros da Terra, e essa distância fosse de 80 mil quilômetros, por exemplo, haveria uma alteração das marés de tal forma, que produziriam ondas tão grandes que os continentes seriam submergidos pela água.

Se a crosta terrestre fosse apenas três metros mais grossa, não haveria oxigênio na Terra, consequentemente não haveria vida animal e humana.

Se os oceanos fossem um pouco mais profundos, o dióxido de carbono e o oxigênio seriam absorvidos e nenhuma vida vegetal poderia existir.

Com essas informações em mente temos condições de na Primavera, bem como em todas as demais estações do ano, lembrarmo-nos do Autor da criação e reavaliarmos nosso relacionamento com Ele. Não basta apreciarmos a criação é preciso prezar o Criador.

Deus criou todas as coisas boas, e o ser humano é a coroa da criação, uma vez que foi criado a imagem e semelhança de Deus, conforme a Bíblia em Gênesis 1:26 a 31. Por isso, precisamos nos voltar para o Criador e nos relacionarmos com Ele na condição de dependentes d’Aquele que tem tudo debaixo de Seu poder.

Publicado em 21/09/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.