Promessa

Atualizado: 17 de Set de 2019

Já parou para pensar sobre Promessa? Promessa é o compromisso de se fazer alguma coisa. Aquele que promete algo diz estar comprometido com aquilo que prometeu. A promessa é entendida como um voto ou declaração feita, registrando a intenção futura de cumprir com o que foi prometido.

Entre os cristãos a promessa é um voto feito a Deus onde o fiel se compromete a “pagar” uma espécie de penitência caso sua súplica seja atendida. E, nesse sentido a Bíblia adverte: “É melhor não fazer promessas do que fazê-las e não as cumprir”, Eclesiastes 5:5.

No dia a dia, todos nós, em nossos relacionamentos, prometemos ou ouvimos promessas de alguém em dado momento ou situação; não é mesmo?!

Você é do tipo que costuma prometer coisas? E quando promete você sempre cumpre o que prometeu?

O ser humano muitas vezes quebra suas promessas. Às vezes as promessas são esquecidas. Outras vezes as promessas simplesmente não são cumpridas, isso porque as pessoas fazem promessas que não podem cumprir.

Com Deus isso não acontece. Deus nunca quebra uma promessa. Deus nunca fez promessas que não pudesse cumprir. Ele sempre cumpre o que promete. Ele nunca esquece. As promessas de Deus são certas. Deus é fiel.

Isso pode ser atestado a cada novo dia “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim como o seu eterno poder e também sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” ¹ pois “As misericórdias do Senhor não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a sua fidelidade” ²... “Ele faz coisas grandes e inescrutáveis, e maravilhas que não se podem contar; faz chover sobre a terra, e envia água sobre os campos” ³... "Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;” 4 . (¹Epístola de Paulo aos Romanos 1:20; ²Lamentações de Jeremias 3:22 e 23; ³Jó 5:9 e 10 e Salmos 103:3 e 4)

Deus é fiel! E, na sua fidelidade resgata para si “todo aquele que nele crê, para que não pereça, mas tenha a vida eterna.” ¹. É na confiança depositada em Deus que podemos dizer “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” ². Mas, precisamos aprender a orar como Agur dizendo: “Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário” ³. (¹Evangelho de João 3:16; ²Salmos 23:1 e ³Provérbios 30:8)

Deus cumpre o que promete, porque Deus é fiel! E vai se manter assim, porque “Ele é o mesmo ontem e hoje e o será para sempre”. (Epístola aos Hebreus 13:8)

Publicado em 14/09/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.