• Rogério Ferreira Machado

Thanksgiving Day / Ação de Graças

Atualizado: 6 de Dez de 2019


Thanksgiving Day ou Dia de Ação de Graças é o dia que antecede a Black Friday nos Estados Unidos. Lá, o Dia de Ação de Graças foi declarado feriado nacional em 1939 pelo presidente Roosevelt, e é comemorado na última quinta-feira de novembro. Sua origem é de 1620, quando imigrantes ingleses comemoraram a farta colheita em uma plantação em Plymouth, Massachusetts.

A data é um dos três grandes feriados dos Estados Unidos, juntamente com o Natal e Dia da Independência. Nesse dia são realizados desfiles, missas, cultos e festas. O maior desfile de Nova York e de outras cidades acontece nesse dia com muitos carros alegóricos e bandas.

A maior parte das pessoas comemora o dia com a família e/ou amigos próximos, por isso é comum às pessoas viajarem e se esforçarem para participarem dessa reunião, onde é servida uma grande refeição caseira, e aproveitam para agradecer a Deus pelo tempo passado com pessoas queridas e pelos bons acontecimentos do ano. Muitas pessoas também aproveitam esse dia para participar de projetos de caridade e apoio às pessoas necessitadas, como por exemplo, moradores de rua.

A data, ainda que seja um feriado religioso nos Estados Unidos, também é comemorada em diversos outros países, cada um segundo sua crença religiosa. No Brasil a comemoração foi instituída pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949, sugerida pelo embaixador Joaquim Nabuco durante o governo de Gaspar Dutra. Entretanto, apenas no ano de 1966, com a Lei nº 5.110, foi instituído que a comemoração ocorreria no mesmo dia da celebração nos Estados Unidos. Mas, aqui nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças.

Aliás, falar sobre gratidão a Deus em nossos tempos parece ser irrelevante, já que para muitos, Deus tem obrigação de nos abençoar. Alguns dizem: se somos filhos de Deus é responsabilidade do Pai dar; se somos ovelhas e Deus o pastor é responsabilidade dele cuidar de nós, e vai por ai a fora!

Entretanto, o cristão consciente de seu relacionamento com Deus tem, de fato, muitos motivos para agradecer. Por exemplo, agradecer a Deus pela salvação, por Seus feitos e ações, pelo pão de cada dia, pela saúde, Seu cuidado, etc.

Nossa gratidão a Deus demonstra como está nosso coração em relação a Sua pessoa; como está nosso coração em relação a Seus feitos; como está nosso coração em relação a Sua glória e a Sua vontade.

É Deus quem nos proporciona as muitas vitórias do dia a dia, as conquistas alcançadas e nos livra do mal. Mas, não basta lembrar que já passamos por situações difíceis e resistimos e fomos vitoriosos. É importante também recordar quem nos deu a vitória, quem nos levou as conquistas e quem nos livrou do mal.

Devemos, como o apóstolo Paulo, reconhecer que “em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” e que “Até aqui nos ajudou o Senhor” , conforme Epístola aos Romanos 8:37 e 1º Livro de Samuel 7:12.

Precisamos enfatizar mais a ação de Deus do que as vitórias, conquistas e livramentos alcançados. Precisamos, como o salmista, dizer “Eu te darei graças, ó Senhor, entre os povos; cantarei louvores entre as nações, porque o teu amor leal se eleva muito acima dos céus; a tua fidelidade alcança as nuvens!”, lembrando de “Em tudo, dar graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” - Salmos 108:3 e 4 e 1ª Epístola aos Tessalonicenses 5:18.

Precisamos ser Gratos a Deus.


Publicado em 30/11/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.


3 visualizações
Funcionamento da Secretaria:
2ª à 6ª das 13h às 17h
Telefone: (11)2277-3707
secretaria@boasnovasigrejabatista.com

Igreja Batista Boas Novas Bragança Paulista | Copyright© 2017 - Todos os direitos reservados