• Rogério Ferreira Machado

URGÊNCIA OU PRIORIDADE?



Já estamos no décimo primeiro dia do ano de 2020. E, diante de tantas coisas a serem feitas precisamos saber o que fazer primeiro: o urgente ou o necessário?

O telefone toca, a campainha de sua casa soa, o sinal do Whatsapp avisa que tem nova mensagem... Será que é urgente?

O que é urgente? Por definição urgente é aquilo “que urge; que não pode ser diferido; iminente”. Em outras palavras: aquilo que não pode ser adiado. Já urgência é “qualidade do que é urgente; necessidade imediata; aperto”.

E necessário o que é? É aquilo que “é de necessidade. Que não pode deixar de ser ou de se fazer. Aquilo de que não se pode prescindir”.

Por exemplo. É necessário comer, se alimentar. Mas, será que é urgente? É necessário abastecer o tanque de combustível do carro. Mas, será que é urgente?

Pensando assim, podemos dizer que nem sempre o urgente é o necessário e nem sempre o necessário é urgente. E, entre o urgente e o necessário temos aquilo que chamamos de prioridade.

Define-se prioridade como “qualidade do que está em primeiro lugar, ou do que aparece primeiro”, ou ainda, “qualidade duma coisa que é posta em primeiro lugar, numa série ou ordem”. Por isso, poderia dizer que prioridade é aquilo que vem em primeiro lugar, a primeira coisa. Podendo ou não ser urgente.

Comento isso porque ouço muitas vezes as pessoas falarem em prioridades ao invés de prioridade. Talvez esse seja o seu caso: muitas prioridades, mas não há uma prioridade. Muitas coisas no topo da lista de coisas, mas nada no primeiro lugar.

Olhando para a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, e suas ações, vemos que Ele nos ensina que prioridade é colocar em primeiro lugar o que é mais importante. Isso é necessário e urgente, e fica muito claro quando lemos o que foi dito por Ele no conhecido Sermão do Monte: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” – Evangelho de Mateus 6:33.

Nesse sermão, entre outros ensinos, Jesus Cristo enfatiza que o ser humano deveria buscar em primeiro lugar o “reino de Deus”, a vontade de Deus para suas vidas, não estando ansioso por coisa alguma. Isso porque, uma pessoa preocupada (com um espírito ocupado por uma ideia fixa) ocupa-se antes do tempo com algo que, muitas vezes, sendo necessário, não é prioritário, nem urgente.

O que é preciso fazer no dia a dia, é buscar em primeiro lugar o “reino de Deus”, ou seja: Deus reinando em nós – o domínio e a vontade de Deus prevalecendo em nossas vidas. E, para conhecermos Sua vontade precisamos de intimidade com Ele. Na primeira hora do dia, na primeira oportunidade, antes de qualquer coisa “buscar o reino de Deus”. Isso é urgente e necessário. É prioridade. Precisamos da leitura diária da Bíblia e de oração.

Lembre-se sempre que a primeira coisa vem em primeiro lugar. Deus em primeiro lugar!


Publicado em 11/01/2020 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.


6 visualizações
Funcionamento da Secretaria:
2ª à 6ª das 13h às 17h
Telefone: (11)2277-3707
secretaria@boasnovasigrejabatista.com

Igreja Batista Boas Novas Bragança Paulista | Copyright© 2017 - Todos os direitos reservados