• Rogério Ferreira Machado

Verdade e Liberdade


O que é verdade? Será que podemos defini-la?... Será que podemos falar a verdade ou sobre ela sem incorremos em erro?...

Não quero tomar esse precioso espaço para divagar sobre isso, mas o certo é que quando se procura o significado de verdade, não queremos saber apenas o que a palavra quer dizer, mas o que está por detrás da expressão. Dessa forma, se alguém afirma dizer a verdade, é de se esperar que aquilo que foi dito seja "autêntico, genuíno, legítimo" ou algo de "conformidade com o real", algo que expressa "exatidão, realidade".

Isto posto, precisamos nos lembrar de que o antônimo de verdade é mentira, que traz a ideia de "engano, impostura, fraude, falsidade". A mentira é o exato contrário de verdade. Assim, é de bom senso destacar que a verdade não está sujeita a mudanças, ainda que o ser humano tenha a tendência de manipulá-la conforme seus interesses.

Para exemplificar quero mostrar-lhes um texto bíblico onde temos Jesus Cristo conversando com alguns líderes religiosos: "Então, lhe perguntaram: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Que é que desde o princípio vos tenho dito? Muitas coisas tenho para dizer a vosso respeito e vos julgar; porém aquele que me enviou, é verdadeiro, de modo que as coisas que dele tenho ouvido, essas digo ao mundo... Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou... Ditas estas coisas, muitos creram nele. Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vos permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" - Evangelho de João 8:25 a 36.

Nesse texto, Jesus Cristo afirma ser Deus "Eu Sou", revelado na 2ª pessoa da Trindade "Filho do Homem", e que todo aquele que n'Ele crê conhece a verdade que liberta do pecado. Pecado este que é parte intrínseca do homem, conforme a Epístola aos Romanos 3:23 e 6:23.

Assim, cabe a você responder o seguinte questionamento: Conheço a verdade que liberta de todo mal e pecado?... Conheço Jesus Cristo, Deus revelado a nós?... Sou verdadeiramente livre?...

Se suas respostas forem afirmativas, continue na verdade. Se não, se entregue a Cristo e "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... pois, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.



Publicado em 09/11/2019 no jornal Gazeta Bragantina e GB Norte.


5 visualizações
Funcionamento da Secretaria:
2ª à 6ª das 13h às 17h
Telefone: (11)2277-3707
secretaria@boasnovasigrejabatista.com

Igreja Batista Boas Novas Bragança Paulista | Copyright© 2017 - Todos os direitos reservados